Ice Cream Roll pretende faturar R$ 5 milhões em 2024 só com o novo modelo
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De olho no crescente mercado de eventos, a rede de franquias Ice Cream Roll investiu cerca de R$ 300 mil no desenvolvimento de um novo modelo de negócio de franquia itinerante, mais enxuto do que o convencional. De acordo com Roger Rodrigues, fundador e CEO da rede, o formato foi criado para atender a um perfil de empreendedor com bolso mais curto. A informação foi compartilhada em primeira mão com PEGN.

Atualmente, a Ice Cream Roll tem 75 unidades, sendo 55 já em funcionamento. Tradicionalmente, o investimento em uma franquia da marca é entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. Com o novo formato, a unidade sai por R$ 49.990, já inclusos taxa de franquia, capital de giro, equipamentos e primeiro estoque. A previsão de retorno é em até seis meses. “O franqueado pode conciliar com o emprego e trabalhar com a franquia apenas aos finais de semana. Não precisa focar só no negócio”, diz o empreendedor.

De acordo com Rodrigues, a ideia é abrir 14 unidades desse novo formato no primeiro semestre 2024 e obter um faturamento de R$ 5 milhões só com eventos. Um dos critérios de expansão será permitir a atuação apenas em localizações onde não há lojas físicas da marca. Em um primeiro momento, a expansão será limitada a São Paulo e Rio de Janeiro. “Ele vai ter um raio de atuação de 20 km para não invadir áreas de outros franqueados”, diz.

O formato foi testado pela própria franqueadora em alguns eventos privados, como festas de aniversário. De acordo com Rodrigues, nesse tipo de ocasião, que também inclui casamentos e formaturas, o franqueado pode negociar um valor antes com a organização, o que já dá a previsibilidade de ganhos. “A estrutura é dobrável. Você faz o evento, depois dobra as quatro partes e leva embora.”

Rodrigues conta que também testou a loja em eventos abertos, em que o cliente paga pelos produtos, como rodeios e torneios esportivos. De acordo com ele, também foi um sucesso. “Em três dias vendemos R$ 8 mil, coisa que nem em shopping vendemos”, diz.

A franqueadora desenvolveu um braço de captação de eventos para ajudar a gerar ocasiões de venda para os franqueados. Isso auxilia a rede a prever a necessidade de logística, de acordo com a atuação das unidades itinerantes. Hoje o centro de distribuição está em Indaiatuba, interior de São Paulo. “Se o evento tiver 100 pessoas, por exemplo, já conseguimos nos organizar para abastecer o franqueado”, diz Rodrigues.

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